FACULDADE DE FORMAÇÃO DEPROFESSOES DA MATA SUL
- FAMASUL
CURSO DE
LICECIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, 5º PERÍODO
EQUIPE: MARCELO MORAES
CLAUDENICE RIBEIRO
KLEBER EUGÊNIO
BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE AS 4 OPERAÇÕES
Trabalho de
curso apresentado a
Faculdade
De Formação de Professores da
Mata Sul
(FAMASUL), como atividade parcial
da disciplina
Prática Pedagógica
do 5º Período
do Curso
De Licenciatura Plena
em Matemática, sob a
Orientação da tutora Andréia Soraia.
INTRODUÇÃO
É consensual a idéia de que
não existe um caminho que possa ser identificado como único e melhor para
o ensino aprendizagem de qualquer disciplina, em particular, da matemática.
Onde trabalhamos com brincando também se aprende as 4 operações matemática,
para alunos do 6ºano, do ensino fundamental, da escola almirante Tamandaré. No
município de Tamandaré-PE. No entanto, conhecer possibilidades de trabalho em
sala de aula é fundamental para que o professor construa sua
prática.Constata-se que o conhecimento matemático oferecido pela maioria das
escolas, métodos de ensino que induzem a aprendizagem esta ligada a atender às
necessidades sócio-culturais do país, o que desencadeia uma série de
fracassos na aprendizagem dos alunos.Em conseqüência disto, parece haver
consenso entre os educadores a respeito da necessária alteração nos processos
de ensino aprendizagem da matemática, como decorrência dos críticos índices de
desempenho na disciplina, da pouca motivação que o estudar traz para os alunos
e do distanciamento que se percebe existir entre o que os alunos aprendem
na escola e a transposição de tal saber para o exercício da cidadania. Por isto
este projeto de intervenção em sala de aula, obtem o intituito de atender as
necessidades dos alunos. Através de jogos e brincadeiras, que é uma maneira bem
mas prazeroso em aprender as 4 operações matemática.
CRONOGRAMA
1º AULA
|
APRESENTAÇÃO DOS JOGOS
|
2º AULA
|
CONSTRUÇÕES DOS JOGOS
|
3º AULA
|
PESQUISA DE ATIVIDADES LÚDICAS
|
4º AULA
|
PROVA AVALIATIVA
|
BRINCANDO
TAMBÉM SE APRENDE AS 4 0PERAÇÕES
Nos dias atuais tem-se questionado muito sobre: a forma
tradicional de educar e o modo de transformar a aula em um ambiente estimulante
para o educando. As dificuldades encontradas por alunos e professores no
processo ensino-aprendizagem da matemática são muitas e conhecidas. Pois, o
aluno não consegue entender a matemática que a escola lhe ensina; sente
dificuldades em utilizar o conhecimento "adquirido", em síntese, não
consegue efetivamente ter acesso a esse saber de fundamental
importância. Este trabalho busca fornecer um recurso didático que possa
despertar o interesse dos educando através jogos matemáticos construídos a
partir de materiais recicláveis. O jogo, na Educação Matemática, "passa a
ter o caráter de material de ensino quando considerado promotor de
aprendizagem.
Nosso propósito aqui é discutir a
introdução das crianças à matemática, ou seja, como oferecer às crianças,
no início da escolaridade, atividades que propiciem oportunidade de construir
os conceitos fundamentais para o acesso ao conhecimento científico, mais
especificamente, matemático. Assim, é a criança que constrói esse conhecimento
refletindo sobre suas ações. Essas reflexões são um processo contínuo em que
cada nova experiência é integrada às experiências anteriores, resultando na
construção de conceitos cada vez mais complexos. Nesse processo, a qualidade
das experiências é um fator muito importante e depende de várias condições, como
a interação com oscompanheiros, a relação professor-aluno e os materiais
didáticos.
A nossa preocupação será discutir
esses três fatores nas atividades propostas para o ensino de matemática
nos primeiros anos escolares:
• a interação entre companheiros;
• a relação professor-aluno;
• o material didático.
A criança, colocada diante de
situações lúdicas, apreende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo,
apreende também a estrutura matemática presente"
Com o uso de materiais recicláveis além de promover uma sensibilização da necessidade do reaproveitamento de material de sucata têm-se o objetivo de sensibilização sobre a produção e destinação do lixo. A confecção desses jogos provocará a interação entre professores e alunos, pois os mesmos serão elaborados a partir de materiais que não requerem, necessariamente, recursos financeiros, visto que serão utilizados materiais recicláveis e essa mobilização possibilitará uma maior interação entre o grupo.Os jogos como recurso para ensinar matemática, Os jogos são um instrumento de aprendizagem muito importante para desenvolver a motivação na criança, “Kishimoto (2007) explica que, no Renascimento, o jogo era visto como uma conduta livre, que favorece o desenvolvimento da inteligência e facilita o estudo”. Assim, os conteúdos deveriam aparecer em forma lúdica, deixando de lado práticas como o uso da palmatória e da extensa oratória. pois a partir do 6º ano serão constantemente usadas em situações matemáticas mais complexas, tais como problemas e relações com situações cotidianas.
Uma ferramenta para a avaliação dos alunos em relação às operações é o uso dos jogos que envolvem situações de operação entre números,
Com o uso de materiais recicláveis além de promover uma sensibilização da necessidade do reaproveitamento de material de sucata têm-se o objetivo de sensibilização sobre a produção e destinação do lixo. A confecção desses jogos provocará a interação entre professores e alunos, pois os mesmos serão elaborados a partir de materiais que não requerem, necessariamente, recursos financeiros, visto que serão utilizados materiais recicláveis e essa mobilização possibilitará uma maior interação entre o grupo.Os jogos como recurso para ensinar matemática, Os jogos são um instrumento de aprendizagem muito importante para desenvolver a motivação na criança, “Kishimoto (2007) explica que, no Renascimento, o jogo era visto como uma conduta livre, que favorece o desenvolvimento da inteligência e facilita o estudo”. Assim, os conteúdos deveriam aparecer em forma lúdica, deixando de lado práticas como o uso da palmatória e da extensa oratória. pois a partir do 6º ano serão constantemente usadas em situações matemáticas mais complexas, tais como problemas e relações com situações cotidianas.
Uma ferramenta para a avaliação dos alunos em relação às operações é o uso dos jogos que envolvem situações de operação entre números,
Exemplo:
O jogo matemático sugerido é o BINGO DAS OPERAÇÕES,
onde os alunos estaram trabalhando diretamente com as quatro operações
matemáticas de acordo com o ano em que estiver cursando.
Materiais:
Caixas de cereais ou papelão para confecção das cartelas;
60 Tampas de garrafas PET (média)
02 garrafas PET
01 caixa de sapato
Jornal Régua, canetinhas, fita adesiva
Grão para a marcação
Número de participantes: 2 ou mais jogadores
Faixa etária: A partir de 7 anos
Confecção do bingo:
1. Cortar retângulos com as caixas de papelão (16 x 14 cm) e depois dividir cada cartela em 9 quadros para em seguida ser colocada em cada quadro uma operação matemática.
2. Para fazer o sorteio deve ser colocado no verso de cada tampinha de garrafa PET um número que corresponda a um resultado das operações matemáticas presentes na cartela.
3. Os resultados ficarão dentro de um recipiente feito de garrafa PET para o sorteio. Para confecção desse recipiente deve-se cortar as garrafas PET e uni-las pelo gargalo e em uma delas produzir um alavanca de jornal e fita adesiva para misturar as tampas. O suporte que ficará a roda do bingo será feita de caixa de sapato.
Como jogar:
Materiais:
Caixas de cereais ou papelão para confecção das cartelas;
60 Tampas de garrafas PET (média)
02 garrafas PET
01 caixa de sapato
Jornal Régua, canetinhas, fita adesiva
Grão para a marcação
Número de participantes: 2 ou mais jogadores
Faixa etária: A partir de 7 anos
Confecção do bingo:
1. Cortar retângulos com as caixas de papelão (16 x 14 cm) e depois dividir cada cartela em 9 quadros para em seguida ser colocada em cada quadro uma operação matemática.
2. Para fazer o sorteio deve ser colocado no verso de cada tampinha de garrafa PET um número que corresponda a um resultado das operações matemáticas presentes na cartela.
3. Os resultados ficarão dentro de um recipiente feito de garrafa PET para o sorteio. Para confecção desse recipiente deve-se cortar as garrafas PET e uni-las pelo gargalo e em uma delas produzir um alavanca de jornal e fita adesiva para misturar as tampas. O suporte que ficará a roda do bingo será feita de caixa de sapato.
Como jogar:
As cartelas serão
distribuídas aos jogadores e será dado um tempo de cinco minutos para a
resolução das operações presentes nela.
Para dar início à partida, todos os participantes devem estar atentos aos números cantados e aos resultados de suas cartelas.
Para dar início à partida, todos os participantes devem estar atentos aos números cantados e aos resultados de suas cartelas.
Vencedor:
Vencerá o jogador que completar a sua cartela primeiro.
Vencerá o jogador que completar a sua cartela primeiro.
O Bingo das Operações é apenas um dos muitos tipos de
jogos que podem ser utilizados em sala de aula para o ensino da matemática. O
importante é que o professor tenha objetivos claros do que pretende
atingir com a atividade proposta. O jogo é um facilitador da aprendizagem, pois
mobiliza a dimensão lúdica para a resolução de problema, disponibilizando o
aluno a aprender.
CONCLUSÃO
Em verificar em que medida de uma
intervenção pedagógica, via jogos de regras e bricadeiras em sala de
aula, foi bastante aproveitoso à construção da noção das 4 operações
básicas para as crianças. Participaram da pesquisa o 6ºano de uma classe
de ensino fundamental de uma escola do município de tamandaré. com o
intituito de avaliar o conhecimento prévio das noções de somar, subtrair,
multiplicar e dividir. Onde descobrimos que é de grande importância trabalhamos
através dos jogos e brincadeiras com as 4 operações, consistiu em verificar
a evolução para os alunos após serem submetidos a uma intervenção com
jogos de regras. O Desenvolvimento positivo do comportamento dos alunos
em relação à matemática. Pode-se dizer, de acordo com os resultados
obtidos, a intervenção via jogos permitiu expressivas evoluções nos
sujeitos estudados, tanto no que concerne que resolveu numa construção das
noções das operações como na elaboração de novas estratégias de solução de
problemas. Palavras-chave: Educação matemática, Jogos didáticos, e as 4
Operações . para os alunos obterem sucesso em sala de aula.