Loading...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ATIVIDADES LÚDICAS


Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – Famasul

Adeilto Santos
Antonino Lins
José Adriel

ATIVIDADES LÚDICAS
Projeto    de  intervenção   pedagógica
 apresentado a Famasul como requisito
 da    II nota parcial da    I   unidade, da
 disciplina    de Prática   Pedagógica no
 curso  de matemática, sob a orientação
da      professora      Andreia     Soraya.

PROJETO DE MATEMÁTICA - ATIVIDADES LÚDICAS

Introdução
 as atividade lúdicas (jogos, brincadeiras, brinquedos...) devem ser vivenciados pelos educadores. elas são um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, bem como uma possibilidade para a afetividade fluir, possibilidade para os seres construam por meio da alegria e do prazer de quere fazer e construir. É desejável buscar conciliar a alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar.
Segundo Piaget, a atividade direta do aluno sobre os objetivo do conhecimento é o que ocasiona aprendiz agem- ação do sujeito mediante o equilíbrio das estruturas cognitivas, o que estimula a aprendizagem é o desenvolvimento cognitivo.  
Ensinar matemática é desenvolver  o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade  de resolver problemas. nós como educadores para aumentar a motivação para a aprendizagem. O uso de jogos faz com que os alunos gostem de aprender essa disciplina de uma forma interessante e divertida.
Justificativa
Sabemos que os alunos hoje ficam dispersos com facilidade e o trabalho apenas com dos em copiar os conteúdos, imaginem ter que raciocinar para resolver um problema? Já com os jogos nossos alunos pensam e refletir sem cansar. Além disso aprendem uns com os outros.
Os vários conteúdos matemáticas serão  trabalhados de foram lúdica e prazerosa com os alunos. os mesmos perceberão que é possível aprender matemática de forma divertida, tendo maior aprendizagem com criatividade.  
Outro motivo para se trabalhar com jogos nas aulas é a possibilidade de  diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la.
Devemos escolher jogos que estimulem a resolução de problemas, não nos esquecendo de respeitar as condições de cada turma, pois sabemos que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos. essas atividades não devem ser muito fáceis nem muito difíceis, e ser testados antes de sua aplicação, a fim de enriquecer as experiências através  de propostas de novas atividade, propiciando mais de uma situação.

Ações
Escolher quais jogos serão apresentados ao alunos enfocando as operações matemática, tanto a nível fundamental quanto médio.   
Jogos escolhidos para o projeto:
Bingo matemática (envolvendo as quatro operações) metodologia
Usos de jogos:
Domínio de frações
Domínio de tabuada
Baralho  Matemática

Serão montados ambientes com os jogos, o professor explicará como devem ser jogados e qual o objetivo dos jogos
serão realizados desafios matemáticos, os vencedores terão premiações.
Público alvo
Alunos do ensino fundamental e ensino médio
Objetivos gerais
Analisar a importância de se trabalhar com jogos para melhorar a capacidade de aprendizagem da matemática no  ensino fundamental e no ensino médio
Construir jogos didáticos, objetivando o desenvolvendo do raciocínios lógico matemático.

Objetivos específicos
Desenvolver o raciocínio lógico- matemático.
Criar oportunidades com as quatro operações de modo divertido.
Vivenciar momentos de alegria e descontração e assim adquirir gosto pela matemática.
Estimular a observação  e concentração.
Confeccionar jogos matemáticas, observando seus uso com recursos pedagógicos para ensinar matemática de maneira lúdica.
Avaliação
Desempenho dos alunos
Interesse dos alunos
Onde utilizar os conteúdos
Jogos (função)
Bibliografia
Matemática: Ensino Médio/ organização do Ely Bruck; seleção de textos de Ana Catarina P. He LLNC is tcc;  Claudia Monteiro Peixoto. Brasília; Ministério da Educação  Secretaria de Educação Básica 2004, 248 paginas ( Coleção Explorando do Ensino, vol).

Nenhum comentário:

Postar um comentário