Faculdade de
Formação de Professores da Mata Sul – Famasul
Adeilto Santos
Antonino Lins
José Adriel
ATIVIDADES LÚDICAS
Projeto de
intervenção pedagógica
apresentado a Famasul como requisito
da II
nota parcial da I unidade, da
disciplina
de Prática Pedagógica no
curso
de matemática, sob a orientação
da professora Andreia Soraya.
PROJETO DE MATEMÁTICA - ATIVIDADES
LÚDICAS
Introdução
as atividade lúdicas (jogos, brincadeiras,
brinquedos...) devem ser vivenciados pelos educadores. elas são um ingrediente
indispensável no relacionamento entre as pessoas, bem como uma possibilidade
para a afetividade fluir, possibilidade para os seres construam por meio da
alegria e do prazer de quere fazer e construir. É desejável buscar conciliar a
alegria da brincadeira com a aprendizagem escolar.
Segundo
Piaget, a atividade direta do aluno sobre os objetivo do conhecimento é o que
ocasiona aprendiz agem- ação do sujeito mediante o equilíbrio das estruturas
cognitivas, o que estimula a aprendizagem é o desenvolvimento cognitivo.
Ensinar
matemática é desenvolver o raciocínio
lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. nós como educadores
para aumentar a motivação para a aprendizagem. O uso de jogos faz com que os
alunos gostem de aprender essa disciplina de uma forma interessante e divertida.
Justificativa
Sabemos
que os alunos hoje ficam dispersos com facilidade e o trabalho apenas com dos
em copiar os conteúdos, imaginem ter que raciocinar para resolver um problema? Já
com os jogos nossos alunos pensam e refletir sem cansar. Além disso aprendem
uns com os outros.
Os
vários conteúdos matemáticas serão trabalhados de foram lúdica e prazerosa com os
alunos. os mesmos perceberão que é possível aprender matemática de forma
divertida, tendo maior aprendizagem com criatividade.
Outro
motivo para se trabalhar com jogos nas aulas é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de
nossos alunos que temem a matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la.
Devemos
escolher jogos que estimulem a resolução de problemas, não nos esquecendo de
respeitar as condições de cada turma, pois sabemos que as crianças pensam de
maneira diferente dos adultos. essas atividades não devem ser muito fáceis nem
muito difíceis, e ser testados antes de sua aplicação, a fim de enriquecer as
experiências através de propostas de
novas atividade, propiciando mais de uma situação.
Ações
Escolher
quais jogos serão apresentados ao alunos enfocando as operações matemática,
tanto a nível fundamental quanto médio.
Jogos
escolhidos para o projeto:
Bingo
matemática (envolvendo as quatro operações) metodologia
Usos
de jogos:
Domínio
de frações
Domínio
de tabuada
Baralho
Matemática
Serão
montados ambientes com os jogos, o professor explicará como devem ser jogados e
qual o objetivo dos jogos
serão
realizados desafios matemáticos, os vencedores terão premiações.
Público
alvo
Alunos
do ensino fundamental e ensino médio
Objetivos gerais
Analisar
a importância de se trabalhar com jogos para melhorar a capacidade de
aprendizagem da matemática no ensino
fundamental e no ensino médio
Construir
jogos didáticos, objetivando o desenvolvendo do raciocínios lógico matemático.
Objetivos específicos
Desenvolver
o raciocínio lógico- matemático.
Criar
oportunidades com as quatro operações de modo divertido.
Vivenciar
momentos de alegria e descontração e assim adquirir gosto pela matemática.
Estimular
a observação e concentração.
Confeccionar
jogos matemáticas, observando seus uso com recursos pedagógicos para ensinar
matemática de maneira lúdica.
Avaliação
Desempenho
dos alunos
Interesse
dos alunos
Onde
utilizar os conteúdos
Jogos
(função)
Bibliografia
Matemática:
Ensino Médio/ organização do Ely Bruck; seleção de textos de Ana Catarina P. He
LLNC is tcc; Claudia Monteiro Peixoto.
Brasília; Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica 2004, 248
paginas ( Coleção Explorando do Ensino, vol).
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