segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Frações


                                Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul – Famasul
Gilmar Carlos Felix
David Rodrigo
Alex Paulino

Frações

Projeto         de      intervenção     pedagógica
apresentado  a Famasul  como  requisito   da
 II  nota  parcial da I unidade, da disciplina de
 Prática Pedagógica no curso de Matemática,
 a   pedido   da   professora   Andreia   Soraya

Objetivo Geral

·         Compreender que efetuar operações com números racionais é tão fácil quanto com números inteiros.
Objetivos específicos
·         Conhecer a história do surgimento do número fracionário;
·         Efetuar operações com números fracionários;
·         Classificar frações em maiores que um inteiro, menores que um inteiro e frações que representam frações exatas;
·         Identificar numerador /denominador  e fazer a leitura de números fracionários.
Justificativa
No cotidiano existem inúmeras situações nas quais se empregam frações, como por exemplo, nas eleições vence o candidato que obtiver ½ ( metade ) do total de votos mais um no primeiro turno ou a maioria no segundo; na culinária, no comercio, nas brincadeiras, na medicina, entre outros.
O ensino da matemática é visto por muitos alunos como algo monótono, chato em que o professor transfere o conteúdo através de aulas tediosas e cansativas. Alguns teóricos alertaram os educadores para a possibilidade de dinamizar o ensino da matemática.
 O método de ensino simplesmente encoraja os alunos a empregar um tipo de procedimento” por exemplo: pedir para o aluno contar o número total de partes pintadas, ele vai fazer o que se pede sem nem entender o significado desse tipo de número. Geralmente, quando é abordado o conteúdo  “frações” a maioria dos alunos apresentam dificuldades, percebe-se atualmente que as escolas em geral vêm cada dia exigindo menos dos alunos em relação com frações nas situações do cotidiano. ”No antigo Egito, o faraó Sesótris distribuiu algumas terras às margens do rio Nilo para alguns agricultores privilegiados. O privilégio em possuir terras era porque todo ano, no mês de julho, as águas do rio inundavam essa região ao longo de suas margens e fertilizava os campos. Essas terras eram bastante valorizadas. Era necessário remarcar os terrenos de cada agricultor em setembro, quando as águas baixavam. Essas cordas eram esticadas e se verificava quantas vezes a tal unidade de medida cabia no terreno, mas nem sempre essa medida cabia inteira nos lados do terreno. Esse problema só foi resolvido quando os egípcios criaram um novo número: o número fracionário.”
O ensino de frações é tão importante como o processo do ensino e aprendizagem de qualquer outro. Desta forma, este projeto tem por finalidade resgatar o ensino da matemática, devendo ser aplicado principalmente nas quintas series, pois é comum conter alunos sem compreensão de determinados conteúdos, inclusive as quatro operações básicas.
Metodologia
Nos dias atuais, os alunos vêem o conteúdo “fração” como um assunto muito difícil, complicado, porém essa forma foi criada para facilitar alguns cálculos.
”No antigo Egito, o faraó Sesótris distribuiu algumas terras às margens do rio Nilo para alguns agricultores privilegiados. O privilégio em possuir terras era porque todo ano, no mês de julho, as águas do rio inundavam essa região ao longo de suas margens e fertilizava os campos. Essas terras eram bastante valorizadas. Era necessário remarcar os terrenos de cada agricultor em setembro, quando as águas baixavam. Essas cordas eram esticadas e se verificava quantas vezes a tal unidade de medida cabia no terreno, mas nem sempre essa medida cabia inteira nos lados do terreno. Esse problema só foi resolvido quando os egípcios criaram um novo número: o número fracionário.”
Segundo diversos autores, o estudo das frações surgiu no Egito às margens do rio Nilo para demarcação de terras. Já os babilônios usavam as frações para registros de suas transações comerciais.
Para iniciar o trabalho com frações pode-se usar materiais como: formas geométricas variadas que poderiam ser partidas em pedaços; tiras de cartolina em tamahos e cores diferentes, botões, tampinhas, grãos, fita métrica, latas e outros. A intenção é estimular o aluno para que pense, relacione, crie, relacione idéias, descubra e tenha autonomia de pensamento, através de desafios, jogos e quebra-cabeças.
I atividade: teatro a partir de situações do dia-a-dia
Materiais: formas geométricas variadas; tiras de cartolina em tamanhos e cores diferentes, conjuntos formados por diferentes objetos.
 Obs. Estes materiais serão utilizados para representar situações como:
“Um homem tinha três filhos e decidiu dividir seus bens ( representados pelos objetos) entre eles. Assim, dividiu as três casas que possuía, dando 1/3 para cada filho, os seis bois que possuía, distribuiu 2/6 para cada filho; e dos R$900,00 que tinha deu 2/5 para o filho mais velho, 1/3 para o filho do meio e ¼ para o filho mais novo. Com o restante do dinheiro, o homem comprou um bolo, repartindo-o em 4 partes iguais. Descobrir:
Quantas casas e quantos bois cada filho recebeu;
A quantia em dinheiro que cada filho recebeu;
Qual a fração do bolo cada um dos personagens comeu.
II atividade: Garrafa
Materiais: garrafa peti, grãos de feijão, fita isolante ou zíper
Cada aluno deve abrir a garrafa só que ao invés de ser aberta pela tampa, abre-se o fundo ( que contem um zíper, uma fita, alguma coisa para fechar) ; o fundo da garrafa está contido 9 vezes dentro da mesma, para comprovar a experiência pode-se pedir ao aluno para encher a garrafa com grãos de feijão, usando como medida o fundo da garrafa. A conclusão é que cada medida corresponde a 1/9  da garrafa e que ao todo são nove nonos.
III atividade: caixinha de ovos
Essa atividade serve para ensinar aos alunos a fazer a leitura de frações a partir de 12 avos, por exemplo: tomando-se uma parte das 12 subdivisões da caixa lê-se “um doze avos”. Além de trabalhar a leitura de frações, é possível trabalhar conceitos de mínimo múltiplo comum, comparação de frações, adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e frações equivalentes.
Produto Final
O ensino de frações é necessário, não só para o desenvolvimento matemático, mas também porque os esquemas de pensamentos utilizados na aprendizagem dos números fracionários são diferentes dos necessários para o trabalho com os números naturais.
Os conceitos matemáticos podem ser elaborados a partir de experiências já adquiridas pelos alunos.
A construção do conhecimento pelo aluno leva ao desenvolvimento do raciocínio e do pensamento critico, que possibilitam a resolução mais dinâmica de situações-problema que abrangem conteúdos das mais diversas disciplinas.
Portanto, este projeto além da aprendizagem matemática também influenciará na formação de cidadãos mais conscientes.
Fontes
·         GOOGLE,WWW.com
·         WIKIPEDIA,WWW.com
·         BARROSO,Juliane. Projeto pitanguá, São Paulo. Malerna 2003.
·         Munhoz, Ainda:Nazareth, Helenilda, loledo, Marília. Fazer, compreender e criar na matemática, São Paulo,ilefp,2004.

Um comentário:

  1. o objetivo maior do trabalho foi expor aos alunos o quanto a matematica por meio da fração pode ser importante no dia a dia.trazendo tanto para a sala como no cotidiano sua importancia.

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