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segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

POTÊNCIAS E RAÍZES


FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
PERÍODO: V

POTÊNCIAS E RAÍZES
PALMARES – PE
2011
José Lúcio Macário
José Roberto de Souza Silva
José Wellinson de Souza Silva
Leonice Barbosa
Profª Andréa Soraia

SUMARIO
INTRUDUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------04
JUSTIFICATIVA -----------------------------------------------------------------------------05
PROBLEMÁTICA ----------------------------------------------------------------------------06
PUBLICO ALVO -----------------------------------------------------------------------------07
OBJETIVO GERAL ------------------------------------------------------------------------- 08
OBJETIVO ESPECIFICOS ---------------------------------------------------------------- 08
METODOLOGIA -----------------------------------------------------------------------------09
CRONOGRAMA -----------------------------------------------------------------------------10
RECURSOS UTILIZADOS ------------------------------------------------------------------12
AVALIAÇÃO -----------------------------------------------------------------------------------13
REFERÊNCIAS ------------------------------------------------------------------------------ 14
INTRODUÇÃO
         Vimos alguns aspectos históricos das potências e dos logaritmos bem como alguns processos que levaram á construção dos mesmos. O Desenvolvimento mais formal da teoria das potências com os objetivos de termos condições de dar uma noção intuitiva do significado de uma potência de expoente irracional.
         A raiz de um número nos permite estender a noção de potência de um número, de modo a incluir expoentes fracionários. O desenvolvimento sistemáticos da teoria das potências com expoente é um processo que envolve resultados avançados para os nossos propósitos.
JUSTIFICATIVA
A fim de mostrar uma melhor compreensão aos alunos do 7º ano, desenvolvendo estratégia facilitadora levando a entendimento que potenciação e raízes e nada mais do que multiplicação e divisão é o bastante para obterem-se bons resultados sobre o conteúdo demostrado. Ser capaz de perceber a importância dos números, suas prioridades, suas inter-relações, seus significados e o modo como historicamente foi construído, bem como sua eficácia na resolução de situações-problema no seu cotidiano, assumir uma atitude de interesse nas diferentes situações que favorecem a aprendizagem matemática.
PROBLEMÁTICA
Nota-se que a dificuldade do aluno nesse tema e efeito-Ação das operações de multiplicação e divisão consequência da evolução e dificuldade em evolui sendo o problema que envolve as operações de potencias e raízes.
PÚBLICO ALVO
         Alunos do 7º ano Fundamental


OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
         Fazer com que os alunos entendam que potências e raízes são como uma simples multiplicação e divisão de forma mais expansiva em que as mesmas são apenas o inverso da outra, ou seja, o expoente permanece expoente em ambas as propriedades e a base vai ser resultado da outra vice e versa nas operações de potências e raízes, Compreendendo o significado das mesmas, a partir de situações-problemas que expressam seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento e que possibilitem a comparação dos métodos da mesma natureza. Ser capaz de utilizar-se das potencia e raízes, em função de seu uso atual para compreender as informações veiculadas em seu contexto.
OBJETIVO ESPECÍFICO
● Demonstrar que potência e raízes são o inverso quando em uma for base na outra seja resultado.
● Compreender potência e raízes é multiplicação e divisão de uma maneira mais expansiva.
● Resolver problemas com potência e raízes.
● Pesquisar sobre raízes e potência.
METODOLOGIA
● Analisar as raízes, conhecimento prévio dos alunos através de figuras cúbicas e figura em formato de xadrez explicando o que é base e expoente com método explícito.
● Explanar a importância da multiplicação e divisão das propriedades.
●Realizar e apresentar pesquisas sobre o conteúdo, aplicação e resolução de exercício junto com os alunos de modo que exista uma comunicação entre os alunos e professores pondo em foco a eliminação das dúvidas sobre a resolução de potência e raízes.

CRONOGRAMA
● 20 Aulas (Quatro semanas)
PLANO DE AULA
- Primeira semana
● Potência de um número racional.
● Propriedades da potenciação.
● Números quadrados perfeitos.
● explorar cálculo com potências “muito grandes” de modo a perceber as propriedades usuárias da potenciação.
- Segunda semana
● Efetuar expressões numéricas usando essas propriedades.
● Compreender (e explicitar verbalmente) que “extrair uma raiz” é a operação inversa de “efetuar uma potenciação”.
● Calcular raízes exatas e raízes aproximadas por meio de tentativas.
● Efetuar expressões numéricas simples envolvendo raízes.
- Terceira semana
● Explorar propriedades das raízes e métodos de extração de raízes.
● Efetuar a relação entre potências e raízes.
● Explorar sequências de potências.
● Calcular potências de expoentes inteiro (positivos ou negativos).
- Quarta semana
● Escrever números muito “grande” ou muito “pequeno” em notação cientifica.
● Potenciação de números inteiros
● Radiciação de números inteiros, raiz quadrada exata.
● Multiplicação e divisão de números inteiros, propriedades e regra de sinais.
RECURSOS UTILIZADOS
● Data Show, livros, réguas, lápis e sites matemáticos.
AVALIAÇÃO
- Participação da turma nas aulas e atividade propostas.
- Exercícios
- Pesquisas etc.
REFERÊNCIAS
BONGIOVANNI, Vicenzo; VISSOTO, Olimpio; LOREANO, Jose I Tavares. Matemática vida 6º Série. 17.ed. São Pauio: Ática, 1999.
GIOVANNI. Jose Ruy, CASTRUCCI. BENEDITO E GIOVANNI JR. José Ruy. A conquista da Matemática (Nova) 7.ed. São Paulo: FTD, 1999.
Revista Nova Escola. Abril de 2011.


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