Faculdade de Formação de Professores da
Mata Sul – Famasul
Aline Janiele
Sobral Neves
Emilayne Mayana
Teles
Marília Stefanis
Sobral Neves
Raciocínio
lógico: a arte de pensar
Projeto
de intervenção pedagógica
apresentado a Famasul como requisito
da II nota parcial da I unidade, da
disciplina de Prática
Pedagógica no
curso de matemática, sob a orientação
da
professora Andreia
Soraya.
Justificativa
Em quase todas as
atividades humanas necessitamos do raciocínio lógico, é através dele que
alcançamos as resoluções dos problemas. Houve uma grande aceleração no processo
de ensino e aprendizagem, porém, muitos possuem dificuldades em compreender e
raciocinar.
Na primeira fase da
aprendizagem existem três habilidades que pretendemos alcançar: aprender a ler,
aprender a escrever e aprender a resolver problemas matemáticos. Nessa fase a
matemática é apresentada com grande riqueza lúdica, o raciocínio é bastante
explorado, mas o que vemos hoje é que à medida em que crianças crescem vão
perdendo o costume de pensar. A aprendizagem da lógica faz com que o pensamento
proceda corretamente. O conhecimento evolui progressivamente por meio de
estruturas de raciocínio que substituem umas as outras, a lógica e a forma de
pensar de uma criança é totalmente diferente da lógica dos adultos, por isso se
dá a importância de estimular o raciocínio lógico nas crianças e adolescentes.
Muitos alunos sentem-se
incapazes de aprender matemática, a matéria é rotulada por muitos como chata,
monótona, esse rótulo precisa ser mudado, aprender matemática brincando, usando
o raciocínio lógico é mais divertido, por isso, este projeto tem por finalidade
moldar o ensino da matemática devendo ser aplicado nas quintas series. Nós professores
de matemática precisamos motivar o crescimento intelectual de cada aluno.
Partindo dessa
necessidade faz-se indispensável propor atividades que permitam que nossos
alunos aprendam a pensar, assim será desenvolvido e ampliado a habilidade de
raciocínio.
Baseando-se no fato de
que o ensino da matemática vem se tornando cada vez mais defasado é
estreitamente necessário levarmos a arte de pensar para a realidade da vida de
nossos alunos aumentando assim a autocapacidade de cada um.
Objetivo
Geral
·
Desenvolver idéias abstratas iniciando o
raciocínio lógico, auxiliando na formação de cidadãos críticos e conscientes.
Objetivos
específicos
·
Discutir o uso de estratégias lógicas no
ensino da matemática;
·
Pensar e perceber informações implícitas
nos problemas matemáticos;
·
Descobrir diferentes maneiras de
resolver problemas de lógica;
·
Demonstrar interesse e curiosidade pela
arte de pensar;
·
Conhecer e obedecer as regras e
objetivos dos jogos de raciocínio.
Metodologia
Atualmente a
desistência ao se deparar com um desafio de lógica é quase sempre freqüente nos
adolescentes, podemos chamar isso de falta de estímulo. É devido a esse
problema que foram selecionados algumas atividades que despertem a curiosidade
e proporcionem a interação entre alunos.
A partir do momento que
os alunos conseguem se concentrar em um jogo de lógica ele irá também se
concentrar em qualquer em qualquer outra atividade de matemática proposta.
Nesse projeto algumas atividades propostas a seguir:
I- O sudoku, por exemplo é um jogo de raciocínio
lógico bem divertido. Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com
números de 1 a 9. Esse jogo melhora a memória, podendo até manter o cérebro
alguns anos mais jovens nos idosos;
II - Damas também é um
jogo de lógica e estratégias, requer muita concentração, é divertido e pode ser
jogado em duplas;
III – O xadrez
desenvolve o raciocínio lógico, assim como a damas requer concentração.
Além de jogos de lógica
pode-se apresentar aos alunos problemas de matemática que requer apenas o uso
da lógica para serem desenvolvidos e solucionados. Por exemplo:
Qual o sexto numero
dessa sequencia?
1, 2, 6, 42, 1806,
_______ ?
Una estes quatro pontos
com três rolos, sem levantar o bico do lápis e acabando no ponto que começou.
. .
. .
Avaliação
Através de jogos de
lógica, como: dama, xadrez, sudoku, problemas matemáticos e outros os alunos do
sexto ano discutirão estratégias, percebendo informações implícitas nos jogos e
problemas matemáticos, eles irão também descobrir que existe diferentes
maneiras de se chegar ao objetivo, alem disso, eles demonstrarão interesse e
curiosidade nas aulas e vão aprender a obedecer as regras propostas nos jogos.
Cronograma ( 4 semanas )
Mês
atividades
Outubro.1 confecção de jogos em grupos.
Outubro.2 organizar as regras e objetivos dos
jogos.
Outubro.3 resolver problemas matemáticos
Outubro.4 gincana;
Culminância: expor
os trabalhos, atividades e encerrar com bolo e refrigerante.
Fontes
·
GOOGLE,WWW.com
·
WIKIPEDIA,WWW.com
·
Tereza, Maria. Carmo, Maria. Elizabete,
Maria. Coelho, Armando. Marcha criança, São Paulo, spione, 2002.
Avaliação
Através
das atividades feitas em sala de aula, da interação em grupo os alunos
conhecerão a história do surgimento da fração, vão perceber que o surgimento
desse número facilitou algumas operações matemáticas, e poderão utilizar esse
tipo de numero para efetuar algumas questões propostas além de classificar as frações em maiores ou menores que um inteiro.
Atividades
Mês
|
Confecção de
jogos em grupos
|
Organizar as
regras e objetivos dos jogos
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Resolver
problemas matemáticos
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Gincana
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Culminância
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Novembro
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Novembro
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Novembro
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Novembro
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Novembro
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