sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

SITUAÇÕES PROBLEMAS NO COTIDIANO


FACULDADE DE FORMAÇÃO DEPROFESSOES DA MATA SUL - FAMASUL
CURSO DE LICECIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, 5º PERÍODO
EQUIPE: ALINE AUGUSTA,
 GIZELY F. GOMES
MARIA JOSE DOS SANTOS
PEDRO AIDAN
SITUAÇÕES PROBLEMAS NO COTIDIANO
Trabalho   de  curso  apresentado  a   Faculdade
                                                 De  Formação  de  Professores   da   Mata  Sul
             (FAMASUL), como atividade parcial da disciplina
Prática   Pedagógica  do    Período  do  Curso
 De Licenciatura  Plena  em  Matemática,  sob  a
Orientação  da  tutora  Andréia Soraia, realizado
 Por :  Gizely  Gomes,  Maria  Jose  dos  Santos,
                                                   Pedro  Aidan, Aline Augusta. 
AGRADECIMENTO
Agradecemos primeiramente a Deus que nos
ajudou e continua nos ajudado a seguir como
futuros educadores.
Educadores são os que trilham os caminhos
 de uma educação voltada para o futuro.

SUMÁRIO
AGRADECIMENTO.......................................................................................................... iii
SUMÀRIO....................................................................................................................... iiii
1.APRESENTAÇÃO.............................................................................................................5
2.INTRODUÇÃO.................................................................................................................6
2.1. Problema...................................................................................................................6
2.2. Público-Alvo..............................................................................................................6
2.3. Justificativa................................................................................................................6
2.4. Objetivos...................................................................................................................7
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................................7
4.METODOLOGIA..............................................................................................................7
4.1. Resultados Esperados................................................................................................8
4.2. Cronograma...............................................................................................................8
5. VALIAÇÃO.....................................................................................................................8
6.CONCLUSÃO..................................................................................................................9
7.REFERÊNCIAS...............................................................................................................10

1. APRESENTAÇÃO
       Educar nos dias de hoje significa dominar e transcender recursos tecnológicos, estimular a capacidade de questionar, de analisar criticamente e de tomar decisões significativas, também, desenvolver qualidade de ordem ética, intelectual e social que permitam ao cidadão humanizar sua cultura com a de um mundo globalizado.
        Na busca de sintonizar-se com essa nova ordem nós propomos uma nova dinâmica curricular que qualifique o indivíduo além da técnica, mostrando assim que é possível a realização de atividades de investigação do processo de ensino e aprendizagem, deixando bem claro que os alunos podem e devem ser mobilizados para a leitura, interpretação e praticar a verdadeira natureza da atividade matemática, desenvolvendo assim, atitudes positivas diante do seu estudo.
2. INTRODUÇÃO
         Este projeto foi desenvolvido a partir da observação das aulas da turma de 6º ano (do ensino fundamental da Escola Intermediária Vitória Tenório Vaz em São Joaquim do Monte) com o intuito de sanar as dificuldades encontradas nesta série, tendo como foco de atenção a leitura, interpretação e praticidade em todas as áreas do conhecimento, especialmente em matemática.
       O ensino da matemática atravessa uma situação de grande desconforto, tanto para quem aprende como para quem ensina. Além disso, há um descontentamento com o ensino da matemática, sendo que sua aplicação, sua real função no currículo e as práticas pedagógicas são questionadas constantemente, visando melhorias no processo de ensino aprendizagem a fim de que esta seja uma disciplina menos temida pelos alunos.
           De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, p. 38):
                                   [...] tem-se buscado, sem sucesso, uma aprendizagem em Matemática pelo caminho
                                   da reprodução de procedimentos e da acumulação de informações; nem mesmo a
                                   exploração de materiais didáticos tem contribuído para uma aprendizagem mais
                                   eficaz, por ser realizada em contextos pouco significativos e de forma muitas vezes
                                 artificial.
2.1 Problema
         Na turma do 6º ano da Escola Intermediária Vitória Tenório Vaz foi detectado várias dificuldades, entre elas, está a leitura, interpretação de situação-problema, dificultando o trabalho dos professores e especialmente dos alunos.
2.2 Público-Alvo
      Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Intermediária Vitória Tenório Vaz.
2.3 Justificativa
        Sabe-se que, desde o início da vida escolar, muitos alunos apresentam um temor em relação à matemática, tal situação acaba por influenciá-los negativamente, tornando a aprendizagem desta disciplina um processo cercado de complicações, porém, o fator determinante das dificuldades apresentadas pelos alunos com relação à matemática pode ser a ausência de uma relação mais próxima entre tal disciplina e o dia-a-dia.
         Partindo de observações deve se trabalhar atividades práticas (jogos, brincadeiras, atividades de campo, etc) mobilizando e despertando o interesse para uma matemática divertida, e que principalmente passa segurança do aprendizado de forma consciente.
2.4 Objetivos
Objetivo Geral
        Despertar no aluno a importância da leitura e interpretação de situações problemas em todas as áreas, especificamente em matemática, partindo de uma mobilização geral em toda a escola.
Objetivos Específicos
         Analisar, programar, calcular e avaliar problemas propostos em situações reais do aluno;
         Levar o aluno ao raciocínio matemático em determinadas situações do seu cotidiano;
         Resolver situações problemas encontrados no dia a dia;       
         Desenvolver atividades que integram escola-comunidade;
Promover jogos, gincanas, pesquisas, que desenvolvam a leitura e interpretação de situações problemas relacionadas ao dia a dia dos alunos.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Toda área do conhecimento é imprescindível a leitura, interpretação visto que o aluno deve identificar os conhecimentos matemáticos nas mais diversas situações desenvolvendo a sua capacidade de resolver problemas fazendo observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, relacionando e organizando informações relevantes para interpretá-los e avaliá-los criticamente.
4. METODOLOGIA
Propor situações problemas para que os alunos reflitam e elaborem critérios de comparação entre números e situações vivenciadas por eles;
Promover oficinas e atividades complementares para discussão e planejamento e execução do material necessário para o desenvolvimento do projeto;
Propor ao grupo analisar situações propostas pelo docente afim de obter dados e informações que possam levá-los a solucionar de forma crítica e objetiva os problemas propostos;
            Distribuir papel e caneta para resolver as primeiras situações. Levando os alunos a recorrer ao grupo em caso de dúvidas, sem intervenção do docente. Os conflitos e problemas que surgirem devem ser analisados coletivamente;
             Proporcionar ao aluno uma pesquisa de campo envolvendo (supermercados, feiras livres, farmácias, e etc.) para que eles possam analisar a matemática em âmbitos diferentes da escola;
Trabalhar diversidade de textos com o intuito de identificar e relacionar situações enfrentadas no seu dia-a-dia;
4.1 Resultados Esperados
Ao realizar esse projeto, espera-se:
·         O envolvimento de toda a comunidade escolar;
·         alunado);
·         Alcançar todos os objetivos;
·         Melhor desenvolvimento escolar dos alunos;
·         Estímulo de todos os envolvidos para a construção de uma educação que leia e
interprete a vida em todos os momentos.
4.2 Cronograma

1ª aula
Apresentação do projeto
2ª aula
Aplicação das oficinas aos alunos
3ª aula
Desenvolvimento do projeto
4ª aula
Atividades lúdicas (gincanas, pesquisa de campo e etc.)
5ª aula
Coleta de resultado
6ª aula
Integração das turmas envolvidas no projeto
7ª aula
Avaliação final do projeto
8ª aula
Encerramento do projeto e entrega do relatório
5.AVALIAÇÃO
Analisar se a turma compreendeu com clareza os aspectos determinantes dos problemas.
             Observe se, ao longo da proposta os alunos avançam nas questões relacionadas à leitura e à comparação numérica, proporcionada pela análise do problema.
              Divida a turma em grupo e peça, que examinem o material coletado, listando as cinco principais descoberta do estudo. O grupo deverá eleger um porta voz para relatar as descobertas.
6.CONCLUSÃO
Com o projeto de intervenção pedagógica é possível a conscientização da importância do ato de ler e interpretar em todas as áreas do conhecimento, especificamente em matemática, principalmente no que se refere as dificuldades enfrentadas no ensino da matemática.
Os professores tem buscado gradativamente, priorizar não a reprodução, mas sim a construção dos conhecimentos, sendo que, para tanto, devem ser trabalhadas atividades que despertem o interesse e a motivação dos alunos, permitindo uma interação entre professor, aluno e saber matemático e possibilitando a busca de significações dos conceitos a serem construídos.
Através da problemática mostrada, os alunos passarão a entender a verdadeira essência da matemática, principalmente no diz respeito a resolução de situações problemas, vivenciadas em seu meio.  
7. REFERÊNCIAS
Parâmetros Curriculares Nacionais.Matemática

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