FACULDADE DE FORMAÇÃO DEPROFESSOES DA MATA SUL
- FAMASUL
CURSO
DE LICECIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, 5º PERÍODO
EQUIPE:
ALINE AUGUSTA,
GIZELY F. GOMES
MARIA
JOSE DOS SANTOS
PEDRO
AIDAN
SITUAÇÕES
PROBLEMAS NO COTIDIANO
Trabalho de curso apresentado
a Faculdade
De Formação de
Professores da Mata
Sul
(FAMASUL), como atividade parcial
da disciplina
Prática Pedagógica
do 5º Período
do Curso
De Licenciatura Plena
em Matemática, sob a
Orientação da
tutora Andréia Soraia, realizado
Por :
Gizely Gomes, Maria
Jose dos Santos,
Pedro Aidan, Aline Augusta.
AGRADECIMENTO
Agradecemos primeiramente a Deus
que nos
ajudou e continua nos ajudado a
seguir como
futuros educadores.
Educadores são os que trilham os
caminhos
de uma educação voltada para o futuro.
SUMÁRIO
AGRADECIMENTO..........................................................................................................
iii
SUMÀRIO.......................................................................................................................
iiii
1.APRESENTAÇÃO.............................................................................................................5
2.INTRODUÇÃO.................................................................................................................6
2.1.
Problema...................................................................................................................6
2.2.
Público-Alvo..............................................................................................................6
2.3.
Justificativa................................................................................................................6
2.4.
Objetivos...................................................................................................................7
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................................7
4.METODOLOGIA..............................................................................................................7
4.1. Resultados
Esperados................................................................................................8
4.2.
Cronograma...............................................................................................................8
5. VALIAÇÃO.....................................................................................................................8
6.CONCLUSÃO..................................................................................................................9
7.REFERÊNCIAS...............................................................................................................10
1.
APRESENTAÇÃO
Educar nos dias de hoje significa
dominar e transcender recursos tecnológicos, estimular a capacidade de
questionar, de analisar criticamente e de tomar decisões significativas,
também, desenvolver qualidade de ordem ética, intelectual e social que permitam
ao cidadão humanizar sua cultura com a de um mundo globalizado.
Na busca de sintonizar-se com essa nova
ordem nós propomos uma nova dinâmica curricular que qualifique o indivíduo além
da técnica, mostrando
assim que é possível a realização de atividades de investigação do processo de
ensino e aprendizagem, deixando bem claro que os
alunos podem e devem ser mobilizados para a leitura,
interpretação e praticar a verdadeira natureza da atividade matemática,
desenvolvendo assim, atitudes positivas diante do seu
estudo.
2.
INTRODUÇÃO
Este projeto foi desenvolvido a partir
da observação das aulas da turma de 6º ano (do ensino fundamental da Escola
Intermediária Vitória Tenório Vaz em São Joaquim do Monte) com o intuito de
sanar as dificuldades encontradas nesta série, tendo como foco de atenção a
leitura, interpretação e praticidade em todas as áreas do conhecimento,
especialmente em matemática.
O ensino da matemática atravessa uma situação
de grande desconforto, tanto para quem aprende como para quem ensina. Além disso,
há um descontentamento com o ensino da matemática, sendo que sua aplicação, sua
real função no currículo e as práticas pedagógicas são questionadas
constantemente, visando melhorias no processo de ensino aprendizagem a fim de
que esta seja uma disciplina menos temida pelos alunos.
De acordo com os Parâmetros
Curriculares Nacionais (1998, p. 38):
[...] tem-se
buscado, sem sucesso, uma aprendizagem em Matemática pelo caminho
da
reprodução de procedimentos e da acumulação de informações; nem mesmo a
exploração
de materiais didáticos tem contribuído para uma aprendizagem mais
eficaz, por ser realizada em contextos pouco
significativos e de forma muitas vezes
artificial.
2.1
Problema
Na turma do 6º ano da Escola
Intermediária Vitória Tenório Vaz foi detectado várias dificuldades, entre
elas, está a leitura, interpretação de situação-problema, dificultando o
trabalho dos professores e especialmente dos alunos.
2.2
Público-Alvo
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da
Escola Intermediária Vitória Tenório Vaz.
2.3
Justificativa
Sabe-se
que, desde o início da vida escolar, muitos alunos apresentam um temor em relação
à matemática, tal situação acaba por influenciá-los negativamente, tornando a aprendizagem
desta disciplina um processo cercado de complicações, porém, o fator determinante
das dificuldades apresentadas pelos alunos com relação à matemática pode ser a
ausência de uma relação mais próxima entre tal disciplina e o dia-a-dia.
Partindo de observações deve se
trabalhar atividades práticas (jogos, brincadeiras, atividades de campo, etc)
mobilizando e despertando o interesse para uma matemática divertida, e que
principalmente passa segurança do aprendizado de forma consciente.
2.4 Objetivos
Objetivo Geral
Despertar no aluno a importância da leitura e interpretação de situações
problemas em todas as áreas, especificamente em matemática, partindo de uma
mobilização geral em toda a escola.
Objetivos Específicos
•
Analisar,
programar, calcular e avaliar problemas propostos em situações reais do aluno;
•
Levar
o aluno ao raciocínio matemático em determinadas situações do seu cotidiano;
•
Resolver
situações problemas encontrados no dia a dia;
•
Desenvolver
atividades que integram escola-comunidade;
Promover
jogos, gincanas, pesquisas, que desenvolvam a leitura e interpretação de
situações problemas relacionadas ao dia a dia dos alunos.
3.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Toda
área do conhecimento é imprescindível a leitura, interpretação visto que o
aluno deve identificar os conhecimentos matemáticos nas mais diversas situações
desenvolvendo a sua capacidade de resolver problemas fazendo observações
sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade,
relacionando e organizando informações relevantes para interpretá-los e
avaliá-los criticamente.
4.
METODOLOGIA
Propor
situações problemas para que os alunos reflitam e elaborem critérios de
comparação entre números e situações vivenciadas por eles;
Promover
oficinas e atividades complementares para discussão e planejamento e execução do material necessário para o
desenvolvimento do projeto;
Propor
ao grupo analisar situações propostas pelo docente afim de obter dados e
informações que possam levá-los a solucionar de forma crítica e objetiva os
problemas propostos;
Distribuir
papel e caneta para resolver as primeiras situações. Levando os alunos a
recorrer ao grupo em caso de dúvidas, sem intervenção do docente. Os conflitos
e problemas que surgirem devem ser analisados coletivamente;
Proporcionar ao aluno uma pesquisa
de campo envolvendo (supermercados, feiras livres, farmácias, e etc.) para que
eles possam analisar a matemática em âmbitos diferentes da escola;
Trabalhar
diversidade de textos com o intuito de identificar e relacionar situações enfrentadas
no seu dia-a-dia;
4.1
Resultados Esperados
Ao
realizar esse projeto, espera-se:
·
O
envolvimento de toda a comunidade escolar;
·
alunado);
·
Alcançar
todos os objetivos;
·
Melhor
desenvolvimento escolar dos alunos;
·
Estímulo
de todos os envolvidos para a construção de uma educação que leia e
interprete
a vida em todos os momentos.
4.2
Cronograma
1ª aula
|
Apresentação
do projeto
|
2ª aula
|
Aplicação das
oficinas aos alunos
|
3ª aula
|
Desenvolvimento
do projeto
|
4ª aula
|
Atividades
lúdicas (gincanas, pesquisa de campo e etc.)
|
5ª aula
|
Coleta de
resultado
|
6ª aula
|
Integração das
turmas envolvidas no projeto
|
7ª aula
|
Avaliação
final do projeto
|
8ª aula
|
Encerramento
do projeto e entrega do relatório
|
5.AVALIAÇÃO
Analisar se a
turma compreendeu com clareza os aspectos determinantes dos problemas.
Observe se, ao longo da proposta os alunos
avançam nas questões relacionadas à leitura e à comparação numérica,
proporcionada pela análise do problema.
Divida a turma em grupo e peça, que examinem o material coletado,
listando as cinco principais descoberta do estudo. O grupo deverá eleger um
porta voz para relatar as descobertas.
6.CONCLUSÃO
Com
o projeto de intervenção pedagógica é possível a conscientização da importância
do ato de ler e interpretar em todas as áreas do conhecimento, especificamente
em matemática, principalmente no que se refere as dificuldades enfrentadas no
ensino da matemática.
Os
professores tem buscado gradativamente, priorizar não a reprodução, mas sim a
construção dos conhecimentos, sendo que, para tanto, devem ser trabalhadas
atividades que despertem o interesse e a motivação dos alunos, permitindo uma
interação entre professor, aluno e saber matemático e possibilitando a busca de
significações dos conceitos a serem construídos.
Através da problemática mostrada, os alunos passarão
a entender a verdadeira essência da matemática, principalmente no diz respeito
a resolução de situações problemas, vivenciadas em seu meio.
7. REFERÊNCIAS
Parâmetros Curriculares Nacionais.Matemática
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