Faculdade
de Formação de Professores da Mata Sul
FAMASUL
Sólidos Geométricos
Disciplina:
Prática Pedagógica
Período:
V
Professora:
Andréa
Área:
Matemática
David
Generino de Lima
Edvânia
Severina dos S. Soares
Neildo
Feliciano Silva
APRESENTAÇÃO
No dia-a-dia, entre outros cálculos,
fazem comparação de grandezas, fazem estimativas na geometria, reconhecem
figuras geométricas e a partir dos objetivos reais da natureza, nas artes,
através de formas e desenhos, estes estão cada vez mais presentes no nosso
cotidiano. O professor de Matemática em sala de aula se depara com
questionamento do aluno no sentido de se estabelecer uma relação com que é
ensinado na sala de aula e a sua qualificação no dia-a-dia. Por isso, esse
projeto visa desenvolver o hábito no aluno do 6º ano do Ensino Fundamental, da
escola Municipal Manoel Batista de Lima, Bonito-PE, de conhecer os Sólidos
Geométricos diferenciando as suas formas
PALAVRA
CHAVE:
·
Sólidos Geométricos
OBJETIVO
GERAL:
·
Criar inovações na prática pedagógica no que
se refere a área da Matemática, visando relacionar o estudo das formas e
sólidos geométricos com o seu cotidiano no 6º ano do Ensino Fundamental.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Despertar a curiosidade do aluno através dos
atividades praticadas sobre os sólidos geométricos.
·
Demonstrar os sólidos geométricos na formas
bi ou tridimensional.
·
Realizar atividades práticas como recortes de
jornais, revistas, fotografias e embalagens.
METODOLOGIA
·
Pesquisas sobre o tema através de passeios na
escola e arredores para uma observação sobre sólidos geométricos.
·
Trabalhos com embalagens, relacionado-as com
os sólidos geométricos.
·
Recorte de revistas ou jornais onde seja
possível reconhecer formas geométricas.
·
Montagem de murais com recortes de jornais ou
revistas mostrando a presença de sólidos geométricos.
RECURSOS
·
Folha de papel ofício;
·
Cartolina;
·
Régua quadrada;
·
Massa de modelar;
·
Materiais para recorte;
·
Tesoura;
·
Cola.
AVALIAÇÃO
Avaliar através da participação dos
alunos nas atividades propostas em sala de aula e pesquisas.
CRONOGRAMA
DURAÇÃO:
05
dias
PARTICIPAÇÃO
Dia/Data
|
Atividades
|
1º
|
·
Apresentação e vivência do projeto.
|
2º
|
·
Discussão e explanação dos conteúdos
(sólidos geométricos).
|
3º
|
·
Realizar atividades práticas
utilizando recursos apropriados ao tema.
|
4º
|
·
Oficinas com embalagem, jornais e
revistas, para montagem do mural. (sólidos geométricos)
|
5º
|
·
Avaliação através de exercícios
práticos, escritos, etc.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário