quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Sólidos Geométricos


Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul
FAMASUL
Sólidos Geométricos
Disciplina: Prática Pedagógica
Período: V
Professora: Andréa
Área: Matemática
David Generino de Lima
Edvânia Severina dos S. Soares
Neildo Feliciano Silva
APRESENTAÇÃO

            No dia-a-dia, entre outros cálculos, fazem comparação de grandezas, fazem estimativas na geometria, reconhecem figuras geométricas e a partir dos objetivos reais da natureza, nas artes, através de formas e desenhos, estes estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano. O professor de Matemática em sala de aula se depara com questionamento do aluno no sentido de se estabelecer uma relação com que é ensinado na sala de aula e a sua qualificação no dia-a-dia. Por isso, esse projeto visa desenvolver o hábito no aluno do 6º ano do Ensino Fundamental, da escola Municipal Manoel Batista de Lima, Bonito-PE, de conhecer os Sólidos Geométricos diferenciando as suas formas
PALAVRA CHAVE:
·         Sólidos Geométricos
OBJETIVO GERAL:
·         Criar inovações na prática pedagógica no que se refere a área da Matemática, visando relacionar o estudo das formas e sólidos geométricos com o seu cotidiano no 6º ano do Ensino Fundamental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Despertar a curiosidade do aluno através dos atividades praticadas sobre os sólidos geométricos.
·         Demonstrar os sólidos geométricos na formas bi ou tridimensional.
·         Realizar atividades práticas como recortes de jornais, revistas, fotografias e embalagens.
METODOLOGIA
·         Pesquisas sobre o tema através de passeios na escola e arredores para uma observação sobre sólidos geométricos.
·         Trabalhos com embalagens, relacionado-as com os sólidos geométricos.
·         Recorte de revistas ou jornais onde seja possível reconhecer formas geométricas.
·         Montagem de murais com recortes de jornais ou revistas mostrando a presença de sólidos geométricos.
RECURSOS
·         Folha de papel ofício;
·         Cartolina;
·         Régua quadrada;
·         Massa de modelar;
·         Materiais para recorte;
·         Tesoura;
·         Cola.
AVALIAÇÃO
            Avaliar através da participação dos alunos nas atividades propostas em sala de aula e pesquisas.
CRONOGRAMA
DURAÇÃO:
05 dias
PARTICIPAÇÃO
Dia/Data
Atividades
·          Apresentação e vivência do projeto.
·         Discussão e explanação dos conteúdos (sólidos geométricos).
·         Realizar atividades práticas utilizando recursos apropriados ao tema.
·         Oficinas com embalagem, jornais e revistas, para montagem do mural. (sólidos geométricos)
·         Avaliação através de exercícios práticos, escritos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário