terça-feira, 6 de dezembro de 2011

CRIANDO DESENHO GEOMÉTRICO COM CÍRCULO

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL
FAMASUL
CRIANDO DESENHO GEOMÉTRICO COM CÍRCULO.
Alunos:
Nivaldo Manoel Silva
Michael Anderson Lima da Silva
Tiago Waldênio de Góes Guimarães

Matemática/ 5º Período
Disciplina: Prática Pedagógica V
Professora: Andrea 
PROJETO DE INTERVENÇÃO
CRIANDO DESENHO GEOMÉTRICO COM CÍRCULO
INTRODUÇÃO
         A geometria é um campo fértil que fornece um amplo instrumental para o pensamento. No entanto compreendemos que nas outras áreas de conhecimento assume papel importante na formação do indivíduo. Sendo essa fundamental importância para o cotidiano, inclusive na construção de conhecimentos, nas mais diversas áreas e no desenvolvimento intelectual e cognitivo do educando num processo ensino aprendizagem eficiente.
         Através da mesma, desenvolvem seu pensamento permitindo-lhes compreender, descrever e representar de forma organizada o mundo em que vivem. Essa eficiência pode ser alcançada com o uso do círculo trigonométrico, que permite que os alunos construam e explore ao máximo as figuras formadas. Estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver situações problemas.
OBJETIVO GERAL
          Desenvolver o interesse e o prazer em aprender geometria nos alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, utilizando jogos que estimulem a aprendizagem, de forma divertida e motivadora.
OBJETIVO ESPECÍFICO
         - Incentivar os alunos a desenvolver habilidades através das atividades lúdicas.
         - Utilizar jogos que permitam aos professores dinamizarem suas aulas.
         - Desenvolver habilidades na área da geometria.
         - Reconhecer as figuras geométricas no círculo trigonométrico.
JUSTIFICATIVA
          A geometria tem uma influência persuasiva em nossa vida cotidiana.
        Sendo assim o círculo trigonométrico é uma boa idéia em sala de aula, pois despertará o interesse do aluno, favorecendo a concentração, desenvolvendo a autonomia e a capacidade de enfrentar situações, facilitando o ensino aprendizagem.
METODOLOGIA
       - Explanação do conteúdo relacionando teoria/ prática.
       - Aulas dinâmicas através do manuseio do circulo trigonométrico.
       - Resoluções de problemas.
RESULTADOS ESPERADOS
          Desenvolver o interesse nos alunos da 7ª série do Ensino Fundamental em aprender a geometria de forma lúdica, compreendendo que a mesma faz parte do nosso dia-a-dia e é mais fundamental para a atuação como um ser social, levando-os a resolver situações problemas de forma interessante e motivadora.
CRONOGRAMA
DIAS
CONTEÚDO
1º dia
Apresentação do conteúdo a ser estudado, mostrando suas definições e sua utilidade.
2º dia
Conhecendo o círculo trigonométrico e utilizando suas ferramentas.
3º dia
Resoluções de problemas desenvolvendo habilidades estudadas em sala de aula.

CONCLUSÃO
        O referido projeto não é conclusivo, servindo de referência para experimentações futuras a qualquer profissional que pretenda aplicá-lo.
        Pois o mesmo não deverá ser utilizado como um instrumento recreativo na aprendizagem, mas como um facilitador e colaborador a fim de sanar os bloqueios que os alunos apresentarem em relação a alguns conteúdos geométricos.
        Através deste poderemos obter resultados satisfatório, pois os educando poderão expor sua criatividade, construindo diversas figuras geométricas explorando diversos conteúdos, além disso, tornará as aulas dinâmicas e prazerosas. Possibilitando a participação de todos, aumentando a motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a autoconfiança, organização, concentração, atenção e raciocínio.
BIBLIOGRAFIA
Livros:
Matemática uma nova abordagem. Autores: José Ruy Giovanni e José Roberto Bonforno.

Desenho geométrico Vol. 04. Autores: José Ruy Geovanni, José Ruy Geovanni Junior, Terezá Marangoni e Edenice L.

Arte e Habilidade.  Autora: Ângela Anita Cantelle.

Sítios da Internet:
 Relacionados à matemática e geometria.
ANEXOS
Descrição: G:\TIAGO GUIMARÃES\Famasul\3° período\DSC01733.JPG
Descrição: G:\TIAGO GUIMARÃES\Famasul\3° período\DSC01731.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário