FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL
FAMASUL
CRIANDO DESENHO GEOMÉTRICO COM CÍRCULO.
Alunos:
Nivaldo Manoel Silva
Michael Anderson Lima da Silva
Tiago Waldênio de Góes Guimarães
Matemática/ 5º Período
Disciplina: Prática Pedagógica V
Professora: Andrea
PROJETO DE INTERVENÇÃO
CRIANDO DESENHO GEOMÉTRICO COM CÍRCULO
INTRODUÇÃO
A geometria é um campo fértil que fornece um amplo instrumental para o pensamento. No entanto compreendemos que nas outras áreas de conhecimento assume papel importante na formação do indivíduo. Sendo essa fundamental importância para o cotidiano, inclusive na construção de conhecimentos, nas mais diversas áreas e no desenvolvimento intelectual e cognitivo do educando num processo ensino aprendizagem eficiente.
Através da mesma, desenvolvem seu pensamento permitindo-lhes compreender, descrever e representar de forma organizada o mundo em que vivem. Essa eficiência pode ser alcançada com o uso do círculo trigonométrico, que permite que os alunos construam e explore ao máximo as figuras formadas. Estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de resolver situações problemas.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver o interesse e o prazer em aprender geometria nos alunos da 7ª série do Ensino Fundamental, utilizando jogos que estimulem a aprendizagem, de forma divertida e motivadora.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Incentivar os alunos a desenvolver habilidades através das atividades lúdicas.
- Utilizar jogos que permitam aos professores dinamizarem suas aulas.
- Desenvolver habilidades na área da geometria.
- Reconhecer as figuras geométricas no círculo trigonométrico.
JUSTIFICATIVA
A geometria tem uma influência persuasiva em nossa vida cotidiana.
Sendo assim o círculo trigonométrico é uma boa idéia em sala de aula, pois despertará o interesse do aluno, favorecendo a concentração, desenvolvendo a autonomia e a capacidade de enfrentar situações, facilitando o ensino aprendizagem.
METODOLOGIA
- Explanação do conteúdo relacionando teoria/ prática.
- Aulas dinâmicas através do manuseio do circulo trigonométrico.
- Resoluções de problemas.
RESULTADOS ESPERADOS
Desenvolver o interesse nos alunos da 7ª série do Ensino Fundamental em aprender a geometria de forma lúdica, compreendendo que a mesma faz parte do nosso dia-a-dia e é mais fundamental para a atuação como um ser social, levando-os a resolver situações problemas de forma interessante e motivadora.
CRONOGRAMA
DIAS | CONTEÚDO |
1º dia | Apresentação do conteúdo a ser estudado, mostrando suas definições e sua utilidade. |
2º dia | Conhecendo o círculo trigonométrico e utilizando suas ferramentas. |
3º dia | Resoluções de problemas desenvolvendo habilidades estudadas em sala de aula. |
CONCLUSÃO
O referido projeto não é conclusivo, servindo de referência para experimentações futuras a qualquer profissional que pretenda aplicá-lo.
Pois o mesmo não deverá ser utilizado como um instrumento recreativo na aprendizagem, mas como um facilitador e colaborador a fim de sanar os bloqueios que os alunos apresentarem em relação a alguns conteúdos geométricos.
Através deste poderemos obter resultados satisfatório, pois os educando poderão expor sua criatividade, construindo diversas figuras geométricas explorando diversos conteúdos, além disso, tornará as aulas dinâmicas e prazerosas. Possibilitando a participação de todos, aumentando a motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a autoconfiança, organização, concentração, atenção e raciocínio.
BIBLIOGRAFIA
Livros:
Matemática uma nova abordagem. Autores: José Ruy Giovanni e José Roberto Bonforno.
Desenho geométrico Vol. 04. Autores: José Ruy Geovanni, José Ruy Geovanni Junior, Terezá Marangoni e Edenice L.
Arte e Habilidade. Autora: Ângela Anita Cantelle.
Sítios da Internet:
Desenho geométrico Vol. 04. Autores: José Ruy Geovanni, José Ruy Geovanni Junior, Terezá Marangoni e Edenice L.
Arte e Habilidade. Autora: Ângela Anita Cantelle.
Sítios da Internet:
Relacionados à matemática e geometria.
ANEXOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário