quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Trabalhando a Geometria Contextualizada


Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul


Cibelle Cristina de França Silva
Eroneide Maria Silva de Lima
Fagner Trajano da Silva
Trabalhando a Geometria Contextualizada

                                                                                                                                                                  
Projeto de intervenção pedagógica
apresentado a Faculdade de Formação de Professores da Mata       Sul, em cumprimento a solicitaçãodo professora Andreia desta Entidade de Ensino – na cidade de Palmares








SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------04
2 JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------------------------------------------05
3 OBJETIVOS---------------------------------------------------------------------------------------------06
    3.2 Objetivo Geral--------------------------------------------------------------------------------------06
     3.3 Objetivos Específicos------------------------------------------------------------------------------06
4 METODOLOGIA-----------------------------------------------------------------------------------------17
5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO-------------------------------------------------------------------------08
6 ANEXOS----------------------------------------------------------------------------------------------------09
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS------------------------------------------------------------------10

INTRODUÇÃO
            O processo educativo engloba a escolarização e todos os seus aspectos teóricos e práticos, como o processo da aprendizagem, os métodos de ensino, o sistema de avaliação da aprendizagem e o sistema educacional como um todo.
            Sendo o processo educativo constituído de vários fatores, uma das possibilidades mais fascinantes do ensino da Geometria consiste em levar o aluno a perceber e valorizar sua presença em elementos da natureza e em criação do homem em seu contexto social. Isso pode ocorrer por meio de atividades em que ele possa explorar formas como as flores, elementos marinhos, casa de abelha, teia de aranha, ou formas de obras de arte, esculturas, pintura, arquitetura, ou ainda em desenhos feitos em tecidos, vasos, papéis decorativos, mosaicos, pisos, etc.
            Portanto, se faz necessário a interação da disciplina Desenho Geométrico no contexto social vivenciadas pelos alunos, tendo em vista que a compactação das atividades trará um novo olhar para ações de ensino aprendizagem da Geometria.
JUSTIFICATIVA
            O ensino, de qualquer disciplina, requer do professor uma capacidade de conseguir despertar o interesse do educando na criticidade. Com base nesta discussão, ressaltamos a importância da Geometria dentro do contexto social e suas contribuições, a fim de que o processo ensino / aprendizagem se efetive. Além disso tais junções interativas promoverão o desenvolvimento do educando.
            É pertinente ressaltar que em meio a tantas transformações no sistema educacional, ao longo das últimas décadas. Percebe-se, portanto, que na prática pouco mudou principalmente nas escolas municipais dos pequenos municípios. Tendo em vista, que o ensino da Geometria se limita muitas vezes, aos livros didáticos, descontextualizados da realidade do aluno, o quadro e giz apenas para a memorização.
            Diante desta realidade, introduzir a Geometria dentro do contexto social significa envolver o currículo com a ideia de atualização. Além disso, ao dispor de recursos didáticos para o ensino da Geometria, como por exemplo, trabalhos com dobraduras. Tanto os estudantes serão beneficiados, em prol de uma melhor assimilação, quanto o professor estará utilizando ferramentas essenciais em sala de aula que certamente estimulará o senso crítico do aluno. 
OBJETIVOS
4.1           Objetivo Geral
         Estabelecer interações, relevantes e significativas dentro da sala de aula. Através da Geometria como forma de desenvolver a capacidade de compreensão das formas no espaço de convívio social , assim como outros conteúdos relativos a essa disciplina. A fim de que a partir deste projeto os alunos da 6º e 7º anos, desenvolvam suas competências e capacidades  em usar recursos didáticos de acordo com os conteúdos programados. Além disso, sejam capazes de extrair dados relevantes daquilo que construir. Logo, os mesmos estarão diante de uma nova realidade e com certeza, ampliarão seus conhecimentos através de uma aprendizagem significativa .
4.2           Objetivos Específicos
Através da Geometria contextualizada o aluno deverá:

  • Interpretar e construir representações espaciais, utilizando – se de elementos de referência e estabelecendo relações entres eles;
  • Reconhecer e descrever formas geométricas tridimensionais e bidimensionais;
  • Construir do pensamento geométrico, através de condições necessárias a coordenação espacial tais como direção, sentido, distância, ângulo e etc;
  •  Representar os objetos do espaço geométrico;
  • Identificar posições relativas dos objetos, a reconhecer o seu entorno e nos objetos que nele se encontra forma distintas, tridimensionais e bidimensionais , planas e não planas;
  • Construir maquetes e descrever o que nelas está sendo representado;
  • Usar softwares educacionais;

METODOLOGIA
            Baseada na abordagem de Geometria para o ensino aprendizagem do projeto “ A Geometria Contextualizada”, a metodologia prevê a inclusão de atividade que favoreçam a interação contante entre a Geometria e o contexto social ao qual o aluno está inserido.
            Para as atividades utilizaremos materiais didáticos, jogos pedagógicos, computadores para pesquisa na internet, além dos softwares educacionais e atividades que possibilitem a construção de figuras geométricas a partir de elementos encontrados no meio social  ao qual está inserido.
            Trabalharemos com os alunos de 6ºe 7º anos do ensino fundamental II, na Escola Municipal Professora Terezinha Gonçalves de Carvalho do Município de Barreiros – PE.
            Com o objetivo de interligar a Geometria dentro do contexto Social , visando a compreensão dos alunos sobre  a Geometria, desenvolvendo as competências e habilidades dos mesmos, a fim de construímos e estimularmos novos conhecimentos.
            O projeto “Trabalhando a Geometria Contextualizada” será avaliado por meio de exercícios, construções de figuras, participação e fichas avaliativas, no intuito de analisar os objetivos alcançados, adequação da metodologia adotada relevância dos termos e atividades trabalhadas, importância das habilidades desenvolvidas e os benefícios obtidos com o projeto.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
         No processo de avaliação é importante considerar o conhecimento prévio, as hipóteses e os domínios dos alunos. Para isto, se faz necessário relacioná – los com a mudança que ocorre no processo de ensino aprendizagem. Nestas mudanças podemos incluir a Geometria no contexto social, que tem contribuído para o aprendizado dos alunos, seja qual for a modalidade de ensino que os alunos se encontrem.
            Contudo, o professor deverá identificar a apreensão de conteúdos, noções, conceitos, procedimentos e atitudes como conquistas dos educandos, comparando a antes, o durante e o depois. Valorizando acima de tudo o conhecimento de mundo dos educandos, interligando – os aos objetivos propostos em prol de um anova aprendizagem.
            Além disso, o sistema avaliativo será realizado de forma contínua, levando – se em consideração a aprendizagem, a frequência, a participação e a produtividade do aluno, bem como durante o andamento do processo ensino aprendizagem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação e do Desporto
            Brasília, 1997
Matemática Divertida e curiosa – Malba Tahan 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 1991

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