Faculdade de Formação
de Professores da Mata Sul
Cibelle Cristina de
França Silva
Eroneide Maria Silva
de Lima
Fagner Trajano da
Silva
Trabalhando a Geometria Contextualizada
Projeto de intervenção pedagógica
apresentado a Faculdade de
Formação de Professores da Mata Sul, em cumprimento a solicitaçãodo professora
Andreia desta Entidade de Ensino – na cidade de Palmares
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------04
2
JUSTIFICATIVA---------------------------------------------------------------------------------------05
3
OBJETIVOS---------------------------------------------------------------------------------------------06
3.2 Objetivo
Geral--------------------------------------------------------------------------------------06
3.3 Objetivos
Específicos------------------------------------------------------------------------------06
4
METODOLOGIA-----------------------------------------------------------------------------------------17
5 CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO-------------------------------------------------------------------------08
6
ANEXOS----------------------------------------------------------------------------------------------------09
7 REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS------------------------------------------------------------------10
INTRODUÇÃO
O
processo educativo engloba a escolarização e todos os seus aspectos teóricos e
práticos, como o processo da aprendizagem, os métodos de ensino, o sistema de
avaliação da aprendizagem e o sistema educacional como um todo.
Sendo
o processo educativo constituído de vários fatores, uma das possibilidades mais
fascinantes do ensino da Geometria consiste em levar o aluno a perceber e
valorizar sua presença em elementos da natureza e em criação do homem em seu
contexto social. Isso pode ocorrer por meio de atividades em que ele possa
explorar formas como as flores, elementos marinhos, casa de abelha, teia de
aranha, ou formas de obras de arte, esculturas, pintura, arquitetura, ou ainda
em desenhos feitos em tecidos, vasos, papéis decorativos, mosaicos, pisos, etc.
Portanto,
se faz necessário a interação da disciplina Desenho Geométrico no contexto
social vivenciadas pelos alunos, tendo em vista que a compactação das
atividades trará um novo olhar para ações de ensino aprendizagem da Geometria.
JUSTIFICATIVA
O
ensino, de qualquer disciplina, requer do professor uma capacidade de conseguir
despertar o interesse do educando na criticidade. Com base nesta discussão,
ressaltamos a importância da Geometria dentro do contexto social e suas
contribuições, a fim de que o processo ensino / aprendizagem se efetive. Além
disso tais junções interativas promoverão o desenvolvimento do educando.
É
pertinente ressaltar que em meio a tantas transformações no sistema
educacional, ao longo das últimas décadas. Percebe-se, portanto, que na prática
pouco mudou principalmente nas escolas municipais dos pequenos municípios.
Tendo em vista, que o ensino da Geometria se limita muitas vezes, aos livros
didáticos, descontextualizados da realidade do aluno, o quadro e giz apenas
para a memorização.
Diante
desta realidade, introduzir a Geometria dentro do contexto social significa
envolver o currículo com a ideia de atualização. Além disso, ao dispor de
recursos didáticos para o ensino da Geometria, como por exemplo, trabalhos com
dobraduras. Tanto os estudantes serão beneficiados, em prol de uma melhor
assimilação, quanto o professor estará utilizando ferramentas essenciais em
sala de aula que certamente estimulará o senso crítico do aluno.
OBJETIVOS
4.1
Objetivo
Geral
Estabelecer interações,
relevantes e significativas dentro da sala de aula. Através da Geometria como
forma de desenvolver a capacidade de compreensão das formas no espaço de
convívio social , assim como outros conteúdos relativos a essa disciplina. A
fim de que a partir deste projeto os alunos da 6º e 7º anos, desenvolvam suas
competências e capacidades em usar
recursos didáticos de acordo com os conteúdos programados. Além disso, sejam
capazes de extrair dados relevantes daquilo que construir. Logo, os mesmos
estarão diante de uma nova realidade e com certeza, ampliarão seus
conhecimentos através de uma aprendizagem significativa .
4.2
Objetivos
Específicos
Através
da Geometria contextualizada o aluno deverá:
- Interpretar e construir representações espaciais, utilizando – se de elementos de referência e estabelecendo relações entres eles;
- Reconhecer e descrever formas geométricas tridimensionais e bidimensionais;
- Construir do pensamento geométrico, através de condições necessárias a coordenação espacial tais como direção, sentido, distância, ângulo e etc;
- Representar os objetos do espaço geométrico;
- Identificar posições relativas dos objetos, a reconhecer o seu entorno e nos objetos que nele se encontra forma distintas, tridimensionais e bidimensionais , planas e não planas;
- Construir maquetes e descrever o que nelas está sendo representado;
- Usar softwares educacionais;
METODOLOGIA
Baseada na
abordagem de Geometria para o ensino aprendizagem do projeto “ A Geometria
Contextualizada”, a metodologia prevê a inclusão de atividade que favoreçam a
interação contante entre a Geometria e o contexto social ao qual o aluno está inserido.
Para as
atividades utilizaremos materiais didáticos, jogos pedagógicos, computadores
para pesquisa na internet, além dos softwares educacionais e atividades que
possibilitem a construção de figuras geométricas a partir de elementos
encontrados no meio social ao qual está
inserido.
Trabalharemos
com os alunos de 6ºe 7º anos do ensino fundamental II, na Escola Municipal
Professora Terezinha Gonçalves de Carvalho do Município de Barreiros – PE.
Com o
objetivo de interligar a Geometria dentro do contexto Social , visando a
compreensão dos alunos sobre a
Geometria, desenvolvendo as competências e habilidades dos mesmos, a fim de
construímos e estimularmos novos conhecimentos.
O projeto
“Trabalhando a Geometria Contextualizada” será avaliado por meio de exercícios,
construções de figuras, participação e fichas avaliativas, no intuito de
analisar os objetivos alcançados, adequação da metodologia adotada relevância
dos termos e atividades trabalhadas, importância das habilidades desenvolvidas
e os benefícios obtidos com o projeto.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
No processo de avaliação é
importante considerar o conhecimento prévio, as hipóteses e os domínios dos
alunos. Para isto, se faz necessário relacioná – los com a mudança que ocorre
no processo de ensino aprendizagem. Nestas mudanças podemos incluir a Geometria
no contexto social, que tem contribuído para o aprendizado dos alunos, seja
qual for a modalidade de ensino que os alunos se encontrem.
Contudo,
o professor deverá identificar a apreensão de conteúdos, noções, conceitos, procedimentos
e atitudes como conquistas dos educandos, comparando a antes, o durante e o
depois. Valorizando acima de tudo o conhecimento de mundo dos educandos,
interligando – os aos objetivos propostos em prol de um anova aprendizagem.
Além
disso, o sistema avaliativo será realizado de forma contínua, levando – se em
consideração a aprendizagem, a frequência, a participação e a produtividade do
aluno, bem como durante o andamento do processo ensino aprendizagem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PCN
– Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação e do Desporto
Brasília,
1997
Matemática
Divertida e curiosa – Malba Tahan 7. ed. Rio de Janeiro: Record,
1991
Site:
www.somatematica.com.br
Site:
www.revistapatio.com.br
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