segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

INTERPRETAÇAO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS


FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA-SUL FAMASUL
ERONILDO JOSE DA SILVA
GIVALDO DOS SANTOS LINS
MISAEL PEDRO DA SILVA

INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMATICOS NA 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Caixa de texto: Trabalho realizado com  orientação da professora Andrea Soraia de  prática pedagógica
do  5º período do curso de matemática






                                        
Palmares
2011
SUMÁRIO
  1. INTRODUÇÃO ................................................................................................03

  1. JUSTIFICATIVA...............................................................................................04

  1. PROBLEMÁTICA  ...........................................................................................05

  1. PUBLICO ALVO...............................................................................................06

  1. OBJETIVO.......................................................................................................07

  1. METODOLOGIA..............................................................................................08

  1. CRONOGRAMA..............................................................................................09

  1. RECURSOS UTILIZADO.................................................................................10

  1. AVALIAÇÃO.....................................................................................................11

  1.  REFERENCIAS..............................................................................................12

INTRODUCAO
                        As dificuldades da interpretação de problemas nas aulas de Matemática da 6ª série do ensino fundamental, em geral  encontra-se na leitura e da interpretação da situação-problema, e nesse caso muitos alunos  recusam-se a pensar sobre a questão e insistem para que o professor indique os procedimentos necessários para chegar à resposta desejada.
                        Esse comportamento ocorre em todos os níveis da educação básica, sendo também indicado como uma das possíveis causas para o baixo desempenho
dos alunos nas avaliações realizadas em âmbito nacional. A complexidade envolvida no ato de resolução de problemas vai além da questão da fluência na leitura ou da utilização ou não de estratégias ou conhecimentos conceituais isolados. Uma das atribuições da escola é ensinar a ler e a escrever, essas habilidades são indispensáveis para todas as áreas ou disciplinas escolares, uma vez que são os meios básicos para o desenvolvimento da capacidade de aprender e se constituem em competências que devem ser desenvolvidas pelo estudante durante sua formação.
JUSTIFICATIVA:
             Consideramos que compreender um texto nem sempre é uma tarefa fácil, muito pelo contrário compreender um texto é uma tarefa difícil que envolve interpretação, , análise, síntese, seleção, antecipação e  autocorreção do que foi lido.Por isso quanto maior for a compreensão que o aluno constrói do texto, mais ele poderá aprender a partir do que lê. Em qualquer área do conhecimento, a leitura deve possibilitar a compreensão de diferentes linguagens, de modo que os alunos adquiram certa autonomia no processo de aprender.
PLOBLEMATICA:
Alunos do 6º ano do ensino fundamental apresenta dificuldade em resolver problemas matemáticos.constatado esse problema, surge uma inquietação:
  1. De onde vem essa dificuldade na resolução de problema? Seria no processo leitura i interpretação de texto?
  2. A falta de domínio das quatros operações, seria um dos fatores para essa dificuldade?
PUBLICO ALVO:
Alunos do 6º ano do ensino fundamentais
OBJETIVO:
1.    OBJETIVO GERAL:
                                         Buscar proporcionar aos alunos do 6ª ano do ensino  fundamental os conhecimentos básicos  referente a interpretação de cálculos matemáticos e a inclusão dos mesmos no âmbito escolar possibilitando que a interação entre eles ultrapasse os limites da sala de aula.
2.    OBJETIVO ESPECIFICO:
                                         Incentivar aos alunos a realizar uma boa leitura, considerando alguns recursos para um trabalho com leitura nas aulas de matemática tais como: atividades textuais para ensinar matemática; tirinha  e outros  textos que demandam conhecimentos que envolva as quatros operações fundamentais, alem de  jogos e outros meios que venha a possibilitar o aprendizado.
METODOLOGIA:

                     Mudar a forma de ensinar e aprender matemática, não é uma tarefa fácil, é preciso
mudar hábitos, quebrar paradigmas, inovar sem perder de vista o objeto de estudo da  matemática que é o conhecimento historicamente construído.  
Tópicos referentes a alguns métodos de aprendizagem:
1.    Levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca  da situacão-problema;
2.    Discussão de problemas matemáticos com o intuito de auxiliar o aluno a interpretar o problema de forma mais concretas;
3.    Provocar a vivencia com livros, pesquisas, atualidades e trocas de idéias e  experiência relacionadas com a questão proposta;
4.    Mostrar ao aluno onde ele vai usar este método e pra que serve no seu cotidiano;
5.        Transformar a situação proposta na realidade do dia-a-dia
Explorando a Matemática a partir de problemas do cotidiano e de outras áreas de conhecimento.

CRONOGRAMA:


DATA
AULAS
CONTEÚDOS
                  ESTRATÉGIAS




01/9 a 30/09/11





20
Divisão; subtração; adição multiplicação; Porcentagem; regra de três simples; mmc e mdc; medida de cumprimento; medida de volume; medida de massa; problemas envolvendo números naturais e inteiros; números decimais.





Apresentação em slide; data show;




AVALIACAO:
                                               Uma das vantagens de propor diversas tarefas de leitura é poder avaliar constantemente o progresso dos alunos ou a necessidade de auxiliá-los. Observá-los enquanto lêem, aproveitar as tarefas de leitura para fazer pequenas anotações sobre a  compreensão deles sobre o texto, bem como de sua autonomia em relação ao processo de ler constituem as principais ações de avaliação que o professor pode fazer. O professor que observa atentamente seus alunos antes, durante e depois da leitura pode delinear melhor seu planejamento, escolhendo processos mais eficazes para atender às possibilidades de avanço e às dificuldades da classe e de cada aluno.
                                         O processo de avaliação deve contribuir para que todos, alunos e professor, possam perceber conquistas e necessidades. Por isso, a avaliação do trabalho precisa ser feita com as atividades. Como nossa intenção é que as atividades de comunicação propiciem uma aprendizagem significativa, os momentos em que lemos com os alunos constituem-se em um instrumento valioso para observarmos a sua aprendizagem. Ao surgir uma dificuldade, paramos e pensamos: de que natureza ela é, o que o aluno não compreendeu foi o texto ou contexto nele envolvido. Se a incompreensão ocorrer em nível do texto, basta uma discussão ou retomada do ponto de dúvida; porém, se houver dificuldade com o
REFERENCIAS:

DANTE, Luiz R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São
Paulo: Ática, 1994.
FERREIRA, M. C. L. Da ambigüidade ao equívoco: a resistência da língua
nos limites da sintaxe e do discurso. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS,
2000.
Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.63-76.
HENRY, P. A. A ferramenta Imperfeita: língua, sujeito e discurso. Campinas,
S.P: Editora da Unicamp, 1992.

Um comentário:

  1. Com base no que foi apresentado, em relação ao trabalho, só tenho acrescentar, que foi bastante interessante para mim e quem assistiu. Passando conhecimento que foram pesquisados de uma forma bem transparente, para que os alunos entendesse , e também explicou o porque de um projeto pedagógico. E ainda com a orientação da professora Andrea Soraia, que foi uma peça chave, mostrando todos os procedimentos de como si fazer um projeto de intervenção, isto para nossa aprendizagem foi bastante lucrativo.

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